sexta-feira, 8 de junho de 2012

OPINIÃO | Jornalismo cor-de-rosa ou falta de pauta?


Não sei o que leva um grande veículo de comunicação de grande credibilidade, cujo jornal impresso circula em todo o estado, realizar uma matéria sobre a instalação de uma multinacional em uma cidade do interior.
A chegada de uma loja da rede McDonald's na cidade de Juazeiro do Norte virou assunto não somente na cidade, mas na mídia, que tratou o assunto com muito 'puxaquismos' e o pior é ainda dizer que a nova lanchonete será ponto de atração para os caririenses. Então quer dizer que um simples McDonald's vai desertar outros grandes pontos turísticos da cidade, como o Memorial Padre Cícero, o Centro Cultural do Banco do Nordeste ou os Teatros Marquise Branca e o Patativa do Assaré?

Alguns dizem que a chegada dessa lanchonete em uma cidade do interior é sinônimo de desenvolvimento. Desenvolvimento é boa educação, economia, segurança, etc. Um simples restaurante fast-food que promove a obesidade, o alto colesterol e maus hábitos alimentares não vai deixar nenhuma cidade mais pobre ou mais rica. É lamentável justificar o crescimento de Juazeiro por uma nova franquia do McDonald's.

Sou cliente quase que assíduo da franquia, acho interessante esses lanchonetes símbolos da globalização instalarem-se em cidades interioranas, mas abomino a transformação do fato em um espetáculo. Além do mais utilizar-se disso para promover a marca. Sem contar com a discriminação do povo do interior, ao dizer que vão fazer do ponto uma 'pracinha', como se eles não tivesse outros lugares para passear, encontrar os amigos.

Veja no link abaixo a matéria:a


Por Eduardo Siqueira



Nenhum comentário:

Postar um comentário