terça-feira, 12 de junho de 2012

OPINIÃO | Ética: importância para as profissões

Temos consciência de que o respeito é fundamental para que tenhamos um convívio em sociedade de maneira saudável e harmoniosa. Partindo desse pressuposto soma-se o que chamamos de: ética e moral.

Para Mario Sergio Cortella, ética é o conjunto de princípios e valores que usamos para decidir as três grandes questões da vida que é o querer, o dever e o poder. Já a moral é a prática desses valores. Vale observar que  nem tudo que quero eu posso, nem tudo que posso eu devo e nem tudo que devo eu quero. A aplicação e a definição desses valores se dá através de normatizações ou princípios da sociedade sejam eles religiosos ou não.

Nascemos e somos criados dentro de uma "cultura" com o objetivo de sermos indivíduos com caráter e dissernimento. Na vida, assim como todo processo natural, uma hora temos que escolher e decidir para qual caminho devemos seguir e, na escolha da profissão, não é diferente.

Para o médico, a enfermeira, o engenheiro, o arquiteto, o gari, o motorista dentre outras tantas profissões há seu código de ética específico, são orientados  a comportamentos éticos visando o melhor e o respeito a todos.

Na profissão do  jornalista, seu compromisso é sempre com a verdade. Profissão essa, que ao mesmo tempo em que ela pode construir poderá com a mesma intensidade destruir reputações de instituições, como aconteceu com uma escola em São Paulo; poderá também acabar com pessoas influentes, instituições e governos. Ora se meu princípio ético enquanto jornalista é saber que não posso " colocar em risco a integridade das fontes e dos profissionais com quem trabalha", logo minha moral estaria no ato divulgar ou não a imagem de um acusado que nem condenado foi. 

No Código de Ética dos Jornalistas há uma série de regras que orientam quanto à sua conduta profissional, o seu dever enquanto formador de opinião, a sua responsabilidade profissional. Essas orientações servem para combater toda e qualquer forma de corrupção. Embora existam parlamentares que fraudam, professores que enganam, jornalistas que usam mídias a seu favor, não existe ninguém sem ética, portanto esses sim tem uma ética contrária ao que se prega.

A ética em meio a tantas escolhas não é optativa, cabe a cada ser humano por suas culturas fazer o que proporcionará sua consciência sempre visando o bem estar para a sociedade, a família e as pessoas próximas.

Ser um profissional ético é um desafio diário. Devemos aplicar os valores morais e éticos de forma automática sem esperar algo em troca. O importante é ser um profissional agindo sempre com RESPONSABILIDADE e RESPEITO ao próximo.


Por: Lígia Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário