terça-feira, 26 de junho de 2012

DIVERSÃO | XIII Parada pela Diversidade Sexual do Ceará: Um grito por direitos


A 13ª edição da Parada Gay de Fortaleza, realizada no último domingo, 24 de junho, na avenida Beira-mar, foi sucesso de público mesmo com a ausência dos trios das boates que badalam a noite da capital. Segundo a Polícia Militar, cerca de um milhão de pessoas cobriram o cartão-postal da cidade, colorindo-o e trazendo visibilidade aos homossexuais. O tema deste ano foi "Homofobia tem cura: criminalização e educação" e o principal apelo foi pelo projeto de lei que tramita no congresso que visa criminalizar a homofobia.

Pouco antes do trio oficial sair,
cerca de 300 mil pessoas já lotavam a avenida
Por volta das 15 horas, os trios começaram a deslocar-se pela avenida, mas antes, representantes de todas as alegorias discursaram expondo suas ideias e pedindo a colaboração do público para que a festa seja limpa, alegre e segura. De cima do trio do GRAB, Adriano Caetano, diretor do grupo, parabenizou a todos pelo evento e pela presença maciça do público. Dediane Souza, diretora do GRAB, frisou que a comunidade LGBTT também é sujeito político e merece direitos. Dimitri Cruz, da secretaria de Direitos Humanos, ressaltou as conquistas que o movimento teve nos últimos anos, como a criação do Centro de referência LGBTT Janaína Dutra e ainda disse:: "Com esse movimento, essa energia, a gente está dando uma mensagem muito forte"  Além dos membros do GRAB, representantes de outras entidades também deram a palavra antes dos trios partirem, como do movimento lésbico, do núcleo de assistência à saúde da prefeitura, entre outras. Militantes de outras cidades também marcaram presença no evento. Guaiuba, Morada Nova, Itapipoca e até do estado do Piauí deram suas palavras aos fortalezenses. 




Adriano Caetano, diretor do GRAB, posa ao lado
dos estudantes Rochelle Nogueira, Lígia Xavier e Eduardo Siqueira 
Adriano Caetano falou co Blog Espaço Acadêmico e expressou toda sua satisfação ao ver que a parada gay de fortaleza, hoje considerada a terceira maior do país, vem crescendo a cada ano e que a ausência dos trios das boates não causaria dano nenhum ao evento, pois, segundo ele, a parada é do movimento LGBTT e não das empresas, referindo-se às desavenças que o GRAB supostamente tivera com as boates, em especial com uma das seis que fazem a noite LGBTT de Fortaleza, que divulgara uma nota à imprensa alegando que o GRAB negara a permissão da casa de show sair com um trio na avenida. Adriano refutou essa informação dizendo que não foi possível acatar com a solicitação da empresa, por que não havia tempo hábil para lidar com toda a burocracia existente nesse processo. Ainda em relação ao evento, o diretor do GRAB comentou a presença de outros segmentos não ligados à cultura LGBTT, como o MST (Movimento dos Sem-Terra), o movimento das mulheres e no público, várias famílias reunidas com o único intuito de prestigiar o evento sem nenhum preconceito. "È dia de celebrar as lutas, as conquistas e clamar pela aprovação da criminalização da homofobia. Ainda não temos cidadania plena!" comentou.


Eduardo Siqueira, Rochelle Nogueira, Labelle, Wescley Gomes
e Lígia Xavier no trio da Prefeitura de Fortaleza
No trio da prefeitura, Labelle, militante da causa, falou que o evento é para Fortaleza, para toda a população e não somente para o público homo. Frisou o histórico de lutas do movimento e das conquistas obtidas e solicitou visibilidade por parte das autoridade: "Nós existimos. Estamos aqui!". Aproveitou para fazer o convite a todos participarem do evento: "É bom que a cidade perceba, veja, sinta a diversidade. Venha para a parada!"

Depois que quase oito horas de festa, os rrios do GRAB, dos Transsexuais, da Prefeitura de Fortaleza, do Governo do Ceará e da Garota G estacionaram próximo ao aterro de Iracema, encerrando a XIII Parada pela Diversidade Sexual do Ceará.

POLÍTICA NA PARADA

Como era de se esperar, personalidades políticas utilizaram-se do evento para fazer uma espécie de campanha, já visando às eleições de outubro. O vereador Guilherme Sampaio, Salmito Filho e o candidato à Prefeitura de Fortaleza, Elmano de Freitas, do PT, estiveram na parada a fim de dar uma força à causa e, obviamente, garantir a simpatia do público LGBTT. 


Veja mais fotos do evento:


                                                                

Dj Adrian Brasil comanda o som de cima do trio do GRAB

Marcelo Ferrari abre oficialmente a parada cantando o Hino Nacional Brasileiro












Texto: Eduardo Siqueira
Colaboração: Lígia Xavier e Rochelle Nogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário