segunda-feira, 13 de agosto de 2012

OPINIÃO: Itapajé: cidade acolhedora


Fico feliz em ver que meu Ceará é lindo, acolhedor e cheio de belezas naturais desejáveis a outros estados e até países.

Recentemente, tive a oportunidade de conhecer o município de Itapajé que fica a 120 km da capital, e alguns de seus distritos. Transitando pelo território, de um lado para outro, um distrito em especial me chamou atenção, o de São Tomé. Lá, existe um bar muito simples e logo na entrada, pintado na parede, tem uma pintura informando a lei e qual a punição para quem vende bebidas alcoólicas a menores de 18 anos.

Aquilo me fez refletir sobre a ignorância que nós da cidade ainda temos sobre o "povo matuto", mostrou que eles também são providos de informação e cultura, e mais que isso são conscientes. Atitude essa que desmistifica o pensamento errôneo que anteriormente predominava em minha cabeça. Mostrou que embora a educação local ainda não se compare com a da cidade, o fato é que apenas esta ação destaca o nível de educação moral que o cidadão daquela região tem.

Outro aspecto bem característico da região que me instigou bastante foi o regionalismo. Francisco o seu Zé, dono do bar, ao conversar com o motorista que nos levava de um ponto a outro da cidade, falava sobre a dificuldade que antigamente ele tinha de abastecer seu estabelecimento. Quando não tinha um transporte adequado ia "de à pé ou de burrinho", já que não existia a possibilidade dos caminhões levarem os alimentos até seu ponto comercial. Na hora, me senti “estranha” pelo seu dialeto, percebi de forma profunda que somos seres humanos diferentes, com culturas e costumes diferentes. E acima de tudo temos que aprender a conviver com as diferenças.

Fiquei encantada com a particularidade da região, ao mesmo tempo em que me senti num lugar desconhecido me senti em casa, pois o que costumo ver em cidades grandes, na aquela região, é um sonho. A cidade parece que não ter vida noturna, no sentido de não haver festa em locais centrais, é preciso esperar as eleições municipais para ver a cidade cheia. Há algumas praças aqui e ali com casais de namorados e um carro de lanche. Cidade verdadeiramente pacata.

Andei por Itapajé de um lado para o outro registrando a cidade e conhecendo gente de todas as idades e também vendo o que a gestão do prefeito e candidato a reeleição, Pe. Marques fez e está fazendo pelo município. Foram dois dias e meio nessa “brincadeira” e muito pude conhecer e aprender com os Itapajeenses.

Nesse translado, subindo e descendo serra, conheci Dona Neide, uma moradora do distrito do Canta Galo, que é professora e mãe de 15 filhos nascidos em casa com ajuda de seu marido, com ela apenas reforcei o tamanho da receptividade e simplicidade das pessoas interioranas. Sua casa é bastante simples, por tanto acolhedora. Ela diz que apesar da vida do interior ser um pouco complicada são felizes.





Um comentário:

  1. Estava eu procurando coisas sobre o meu municipio (Itapajé) e encontrei sem querer querendo esse artigo, aliaz, um ótimo artigo muito bem produzido. Estão de parabéns. Falaram dos nossos distritos, do nosso povo acolhedor e mostraram (em foto) o nosso maior sonhor que estava sendo concretizado o Açude/Barragem Ipú (Que ja foi finalizado mas infelizmente ainda está sem água). Parabéns pelo artigo.

    ResponderExcluir