segunda-feira, 20 de agosto de 2012

CINEMA | ASES INDOMÁVEIS DE UM GRANDE CINEASTA


O boné de beiseball vermelho-desbotado era marca registrada do diretor
O cinema mundial acaba de perder um dos seus maiores ícones. O cineasta Tony Scott faleceu no último domingo à noite após se atirar ao mar do alto da ponte Vincent Thomas, que liga San Pedro à ilha Terminal, no estado da Califórnia, nos Estados Unidos. Um bilhete foi encontrado dentro do carro do diretor e uma carta de suicídio também foi encontrada no seu escritório. A polícia preferiu não divulgar o conteúdo dos textos para evitar escândalos.


Tony era irmão do consagrado cineasta Ridley Scott. Scott iniciou sua carreira produzindo comerciais para televisão nos anos 70. Antes de despontar no mercado cinematográfico com o filme “Fome De Viver”, protagonizado por David Bowie, Catherine Deneuve e Susan Sarando, Scott já havia realizado outros trabalhos na sétima arte, como o curta “One Of The Missing” e o longa “Loving Memory”.


O maior sucesso de Tony Scott foi de longe “Top Gun – Ases Indomáveis”, que tornou-se um dos maiores sucessos da época, faturando mais de 176 milhões de dólares e concedendo a Tom Cruise o título de ídolo hollywoodiano. Outro grande filme produzido pelo cineasta foi “Um Tira Da Pesada 2”, inserindo-se assim no gênero comédia, ao lado do cômico Eddie Murphy. 


Durante toda sua carreira fez parceria com grandes nomes do cinema, um deles foi o ator Denzel Washigton, com quem trabalhou em cinco filmes: “Maré Vermelha”, “Chamas Da Vingança”, “Dejhá Vù”, “O Sequestro Do Metrô 123” E “Incontrolável” - este foi o último trabalho do diretor. Outro grande ator a ser dirigido por Scott foi Christopher Walken, que estrelou os filmes “Dominó – A caçada das recompensas”, “Chamas da Vingança” e ”Amor À Queima Roupa”. 


Embora tenha obtido sucesso em vários filmes que produziu, Tony nunca foi reconhecido pela Academia, nunca recebendo sequer alguma indicação ao Oscar. Ao contrário de sua carreira na televisão que recebeu inúmeras críticas favoráveis, principalmente pela série “The Good Wife”, na qual foi produtor juntamente com o irmão.


Recentemente, ele concluiu as filmagens de "Out of the Furnace", protagonizado por Christian Bale. O filme deve ser lançado em 2012. Tony Scott deixa sua esposa Donna Wilson e dois filhos.

Eduardo Siqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário