quarta-feira, 8 de agosto de 2012

ESPORTE: ENDURO DA BANANA: EMOÇÃO E PURA ADRENALINA


     


   No último dia 05 de agosto, foi realizado mais um campeonato de Rally na cidade de Uruburetama-Ce, nomeado Enduro da Banana.
   
   O evento acontece uma vez a cada mês, de forma itinerante, em municípios diferentes. A prefeitura local entra com a infraestrutura, no quesito segurança e manutenção do espaço.
    
   O campeonato gira em torno de sete modalidades que vai do iniciante ao profissional. O que diferencia uma categoria da outra são os pilotos, as cilindradas e as nacionalidades. Como a premiação é feita com troféus e não em dinheiro, para os competidores, o que é levado em consideração é o reconhecimento. Leandro Silva é prova viva disso, diz que o que vale é a emoção e a diversão já que não tem premiação financeira. (segundo colocado na categoria E4). O primeiro colocado da mesma categoria foi Herculo Onofre.
    
   Rally tem um formato diferente por não ser realizado em autódromos, permitindo uma maior desenvoltura e subjetividade dos competidores. Embora existam regras que desqualificam, fica a critério de cada um pular etapas. Os participantes dirigem entre pontos determinados, partindo em intervalos regulares a partir de um ou mais pontos de partida percorrendo estradas difíceis e de longas distâncias
     
   O percurso que os pilotos fazem é o mesmo três vezes, cada volta dura em torno de 45 minutos. Durante a corrida alguns competidores ficam impossibilitados de continuar a prova, ou por cairem ou por se machucarem, isso quer dizer necessariamente que ao fim da prova, o número de competidores é inferior a do inicio.
    
   É certo de que a qualidade do equipamento favorece os participantes. E mesmo não contando com patrocínio, têm que “ralar” bastante para a qualificação desejada. Yarley Moreno, 35, conta que dá o suor para bancar a manutenção de sua moto e seus equipamentos. Afirma ainda que está no esporte a mais ou menos cinco anos e que hoje “corre valendo”.
   
  Antes da partida, todos os competidores zeram minunciosamente seus relógios a fim de igualar o tempo com o da organização e sincronizar o tempo exato de cada estágio, isso permite que o piloto controle seu tempo. Dessa forma saberá se existe tempo para descansar ou não durante todo o percurso. Por isso, o que levará o piloto a garantir o primeiro lugar será a administração do tempo e a navegação. Eles são monitorados pelo sistema de GPS que controla onde e em que exato momento os pilotos estão. 
  
   É preciso ter mais que um equipamento bom para encarar o esporte, disposição e coragem são elementos fundamentais para um bom desempenho.

Por: Lígia Xavier

 












Fotos Desbravadores dos Sertões







6 comentários:

  1. Realmente esse é um esporte que a paixão é a unica razão para motivar essa galera que enfrenta vários desafios pelo esporte.

    Parabens a todos que Praticam Motocross, parabens a quem participou e não conseguiu terminar a prova (vcs também são vencedores)
    ... e pra quem conseguiu terminar a prova parabens pela raça, pela coragem e pela determinação!

    antes já gostava do esporte como espectadora, depois dessa vivência, sinto a emoção e me fez gostar ainda mais...

    Eliete Lima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. YARLEY MORENO

      os mulambo agradece.
      O combustível da moto é gasolina e o nosso é emoção
      beijão!!!

      Excluir
  2. É notório ver a paixão estampada no olhar de cada um pelo esporte, realmente eles se doam de corpo e alma.
    Parabenizo a equipe pelo desempenho e esforço dando o melhor de si.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NÓS AGRADECEMOS
      E PROCURE CONHECER O ESPORTE DE PERTO.
      ABRAÇO!

      Excluir
  3. YARLEY MORENO:

    ESSE É O VERDADEIRO PRÊMIO, A DE SATISFAZER NÃO SÓ A SE MESMO MAIS A TODOS MOSTRANDO NOSSA PAIXÃO PELO ESPORTE TÃO POUCO DIVULGADO
    AGRADECEMOS A ATENÇÃO DA LÍGIA E GRATOS PELO SEU APOIO.
    UM GRANDE ABRAÇO DOS MULAMBO !!!!!

    ResponderExcluir
  4. Por nada Yarley! Vocês merecem...

    ResponderExcluir