sábado, 26 de maio de 2012

OPINIÃO | Quem manda é a audiência


Os leitores que ainda preferem jornais de papel mas costumam acompanhar o noticiário ao longo do dia por meio dos sites informativos já devem ter observado que as escolhas na ordem e na hierarquia dos conteúdos online são cada vez mais distintas da edição que sairá nas bancas no dia seguinte. Praticamente apenas a edição matinal dos sites apresenta maiores semelhanças com aquilo que o jornal do dia oferece. Circunstâncias curiosas, crimes, ou mesmo novidades sobre jogadores de futebol e outras celebridades eventualmente ganham maior destaque do que política e economia, temas considerados mais importantes na rotina jornalística.
Basicamente, nada mudou nas redações nos últimos meses, a não ser a pressão natural por conciliar jornalismo de qualidade com audiência – que significa faturamento e, claro, mais garantia de emprego. Não é preciso manipular algoritmos ou elaborar equações complicadas para se constatar a quantas anda esse processo e adivinhar a tendência que está sendo criada. (...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário