sábado, 1 de dezembro de 2012

EA ENTREVISTA | Blog do Voltaire Xavier




Aos 32 anos, o jornalista Voltaire Xavier tem seu nome gravado no meio jornalístico de sua cidade natal, Icó, devido ao majestoso trabalho realizado no seu blog, o Blog do Voltaire Xavier (voltairecolunista.blogspot.com.br). Variedade define a linha editorial do veículo. Política, entretenimento, cultura e muito outros assuntos são abordados. O blog Espaço Acadêmico, dando continuidade à sua série de entrevistas com comunicadores do interior, entrevistou o jornalista Voltaire Xavier e este falou um pouco sobre seu blog, o surgimento, o que aborda e os percalços de ter um veículo de comunicação estridente em um local ainda marcado pela politicagem.


                                     


Confira a entrevista abaixo:

Espaço Acadêmico: De onde surgiu a necessidade de criar um blog?

Voltaire Xavier: Primeiramente gostaria de agradecer o convite feito pelo amigo e colega Eduardo Siqueira, um dos idealizadores do Blog Espaço Acadêmico e que mantenho laços de amizade graças a Aceji – Associação Cearense de Jornalistas do Interior.
Bem, respondendo a sua pergunta digo que o surgimento do meu Blog deu-se devido à falta de espaços dessa natureza no meu município natal, a
cidade de Icó, rica por possuir um valioso patrimônio histórico e arquitetônico. Na época, não existia muitos blogs no município. Hoje temos quase 70 blogs, o que é muito bom para o engrandecimento da imprensa local. Então, o meu Blog surgiu da necessidade desse jornalista escrever sobre a sua terra, apesar de que ele hoje se tornou um veículo de variedades e uma referência cearense.
Nele, escrevo desde política à moda, mas com bastante informações sobre o
Icó, meu torrão. Por sinal, Eduardo, neste dia 23 de novembro, que é quando
respondo esta entrevista ping-pong, o meu Blog está completando três anos de
existência, o que nos deixa bastante lisonjeados. E detalhe: sempre é atualizado, com notícias impactantes, quadros semanais e uma coluna dominical. Pois bem, desde 23 de novembro de 2009 que mantenho este Blog, sem comercial [decisão minha], é totalmente jornalístico, com os padrões que norteiam a imprensa internacional, mas ele também é eminentemente opinativo, o que fazemos questão de frisar sempre. O leitor acata as minhas opiniões se quiser. Afinal, estamos num Estado Democrático de Direito e com uma imprensa livre.

EA: Você tem formação em Comunicação Social - Jornalismo. Optou por essa área mesmo vindo do inteiror, onde a profissão praticamente não existe de fato. Por que decidiu estudar Jornalismo?

Voltaire: O meu primeiro vestibular foi para o curso de Direito, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Passei na primeira fase e depois levei “bomba”, justamente na matéria específica “História”, onde sempre tirei notas boas nos tempos do Colégio Senhor do Bonfim, em Icó. Depois me aventurei e fui prestar vestibular para História, na Universidade Estadual do Ceará (UECE), em Fortaleza. Levei bomba novamente. Aí logo após passei para Comunicação Social – com habilitação em Jornalismo – nas Faculdades Nordeste (FANOR). Comecei a pegar o gosto pela coisa. E hoje sou absolutamente apaixonado pelo jornalismo.
Realmente sou natural de Icó e por aqui a profissão de jornalista praticamente
inexiste. Temos muitos bons radialistas, como temos também muitos locutores
de rádio que não servem para nada. Aqui no Icó nós temos cinco jornalistas por formação. E aqui faço questão de nominar cada um deles. Trata-se de Regina Sá, Júnior Abreu, Nestor Teixeira, meu amigo Yuri Guedes e eu. Portanto, decidi estudar jornalismo porque acho uma profissão belíssima, prestadora de serviços e é uma maneira de através de minha fala e de meus textos expor aquilo que sinto, denunciando abusos, mas também elogiando quando for necessário. Hoje, estou na profissão certa. Desde 2003, ainda estudante, que exerço a profissão e, de lá para cá, só tenho aprendido. É uma carreira espinhosa, cheia de percalços, glamourosa às vezes, mas bastante gratificante e proveitosa. Eduardo, não sei fazer outra coisa senão escrever e expor minhas ideias. Sou jornalista com convicção e por amor.

EA: quais os assuntos abordados? que tipo de postagem tem maior destaque?

Voltaire: Pergunta muito boa! O meu Blog, como já disse antes, é bastante variado. Inclusive fomos selecionados duas vezes como sendo um dos melhores blogs da categoria “Variedades” do Prêmio Top Blog, realizado anualmente. Nele abordo política, cultura, moda, entretenimento, notícias sobre o Icó, etc e tal. Confesso que as postagens políticas sobre o Icó e assuntos relacionados à moda, com entrevistas e tal, são as que os leitores mais gostam. Basta observar as estatísticas diárias. Sem contar nos quadros “Tiradas do Baú”, publicado toda segunda-feira sobre o passado de Icó, e o “Beleza Icoense”, que é publicado toda sexta-feira, divulgando os talentos jovens de Icó, sempre com um casal.

EA: Na sua opinião, qual a importância de um veículo de comunicação voltado para o interior?

Voltaire: Geralmente, o Interior do Estado é precário em termos de imprensa
especializada. Aqui no Icó, nós temos três emissoras de rádio (Brasil FM, Icó
FM e Papagaio FM). Tínhamos um jornal comunitário, o Folha do Salgado,
onde tive a honra de ser um de seus colunistas. Aliás, a minha primeira experiência como jornalista foi neste jornal. Mas concordo que é importante
termos vários veículos no Interior, como jornais, blogs, sites, rádios e emissoras de TV. Só assim, a população fica por dentro dos assuntos de sua cidade e não acostumados a ver somente pautas sobre outros recantos. Sabemos que no Interior já temos algumas emissoras de TV, como em Juazeiro do Norte, Caucaia e Aracati. E isso é muito importante. Os blogs estão bombando, sob variados temas. E mais jornais comunitários precisam ser criados. O Interior do Estado é tão importante, que até os três grandes jornais do Ceará, mantém cadernos e páginas sobre os municípios cearenses em seus veículos. É o caso do caderno Regional (Diário do Nordeste), Municípios (O Estado) e Ceará (O Povo). Esperamos que o município de Icó volte a ter um jornal semanal, quinzenal ou mensal. A população agradece, é de grande valia e importante para a sociedade. Pode crer!

EA: Qual a função social que um veículo pode oferecer à cidade? Quais impactos podem trazer para outros setores como, economia, política, etc.

Voltaire: É muito bom você escrever um texto jornalístico e ver posteriormente que aquela matéria surtiu efeito. Ver o resultado de seu trabalho ser reconhecido. O jornalismo, quando feito para prestar serviço à população, com certeza o impacto perante a sociedade será visto e notório, seja em áreas como política, economia, saúde, dentre outras. Matérias, por exemplo, de saúde, tem um impacto muito grande. Basta um radialista de um Interior desses solicitar ajuda através dos microfones radiofônicos para um paciente, que imediatamente esta ajuda vem através da solidariedade de ouvintes, empresários e políticos. Enfim, jornalismo é, antes de tudo, prestação de serviços.

EA: As pessoas de sua cidade veem seu produto como referência, repercutem pelas ruas os assuntos lá abordados?

Voltaire: Em Icó, modéstia à parte, o Blog do Voltaire Xavier é um dos dois maiores e melhores blogs desse município. Quem diz isso é a própria população icoense. Quando saio nas ruas muita gente elogia o trabalho que é feito nele. Mas claro, existe aqueles que se sentem ofendidos, principalmente, quando o assunto é sobre política. Como sou de uma família tradicional de Icó, com raízes políticas, aqui digo sem medo de titubear. Tenho minhas preferências políticas, apoiei o então candidato Jaime Júnior, do DEM, e que foi eleito com mais de dois mil votos de diferença. Por conta disso, o meu Blog há muito tempo repercute entre os leitores icoenses, principalmente em época eleitoral, onde os ânimos estão mais exaltados. Digo com todas as letras e com todos os pingos nos “ii”. O meu Blog é sim um “calo no sapato” de alguns políticos de Icó. Foi ele que denunciou, por exemplo, o desvio de verbas da creche do bairro BNH. Ele continua tão forte que meche com os brios de alguns poucos poderosos de Icó. Mas isso é questão para a próxima pergunta.

EA: Mesmo sendo bastante eclético, seu blog carrega um teor político bastante presente. Já recebeu alguma represália por conta disso?

Voltaire: Aqui não quero acusar ninguém. Mas recentemente sofremos retaliação por parte de alguém da coligação perdedora de Icó. Como você sabe, escrevi alguns textos para a página “Municípios”, do jornal O Estado, que tem mais de 70 anos de existência e de história. O jornalista João Ferreira, editor da página, me convidou e eu aceitei escrever para esta página sempre com notícias sobre a região Centro Sul do Ceará, do qual Icó faz parte. No decorrer da campanha política acirrada desse ano, escrevi uma matéria para este jornal relatando o fato do atual prefeito Marcos Nunes (PMDB), candidato a reeleição e que não obteve êxito eleitoral, ter supostamente atirado contra adversários numa comunidade rural de Icó. Repercutiu tanto, que algumas testemunhas foram a Delegacia de Polícia Civil fazer um BO (Boletim de Ocorrência). Escrevi o texto e enviei para a redação do jornal O Estado. O que estas pessoas não esperavam e nem eu, era que o editor-geral do jornal, Carlos Alberto Alencar, colocasse a matéria, de minha autoria, como manchete principal de capa. Foi surpresa para os aliados do prefeito derrotado e para mim também (risos). Repercutiu tanto que a matéria foi xerocopiada e entregue em vários pontos da cidade. Imediatamente, os atingidos ligaram para a redação do jornal pedindo “direito de resposta”, que é
um direito deles, mas também pediram a minha cabeça. E escutaram como
resposta: “aqui é um jornal independente e todos tem o direito de expressar os
seus pensamentos”. A perseguição não funcionou, continuo exercendo a minha profissão de jornalista, sou jornalista por formação e eles perderam o poder municipal, para a alegria da maioria do povo icoense. Já nessa semana escrevi um texto falando da mudança de cadeiras que ocorreu na Secretaria de Finanças, tendo como protagonistas principais, Fernando Nunes e Ana Luiza. Esta última ao me avistar num clube da cidade (Pereira Society), na noite da última quinta- feira (22), fez questão de se apresentar e dizer: “você andou falando de mim por aí [Blog] sem nem me conhecer. Agora, você estar me conhecendo pessoalmente e passa a saber quem eu sou”. São histórias como estas que faz do Blog do Voltaire Xavier um dos mais lidos do município de Icó, quiçá do Ceará e do Brasil, sem sombra de dúvidas. O que faz com que continuemos com este trabalho, mesmo depois atuando “do outro lado do balcão”, a partir de janeiro de 2013.

EA: Qual a postagem que fez da qual tenha mais se orgulhado por ter bastante repercussão ou por ser fruto de um árduo trabalho de apuração?

Voltaire: Para mim, todas as postagens arquivadas no meu Blog são importantes, elas têm um valor significativo muito grande para este blogueiro. Mas aqui gostaria de elencar um quadro semanal que tínhamos antes da campanha eleitoral, que era o “Entre Aspas”, entrevistas ping-pong realizadas com icoenses sobre vários temas envolvendo o município de Icó. A cada semana era um entrevistado diferente, gerando uma repercussão enorme entre os leitores. Elaborávamos as perguntas, enviávamos para os entrevistados e após publicávamos a cada quinta-feira, acarretando ansiedade para vê quem seria o entrevistado da semana seguinte. Gerou tanta repercussão que, já no final da publicação do quadro, que falava muito sobre política, tiramos do “ar” por solicitação do então promotor de Justiça Dr. Luciano Tonet, que preocupado nos disse que poderíamos está praticando “propaganda eleitoral antecipada”, o que imediatamente atendemos. Mesmo assim, entrevistamos advogados, radialistas, sindicalista, juventude, jornalista, deputado estadual, o próprio promotor de Justiça e vereadores. Faltando somente os principais, os dois então pretensos candidatos a prefeito de Icó, o atual e o da oposição, que acabou derrotando uma dinastia de 30 anos de poder e contra quatro ex-prefeitos, um senador, o vice-governador e toda a máquina administrativa da Prefeitura Municipal. Foi muito gratificante ter contribuído, como blogueiro e jornalista, para o processo eleitoral de Icó. Digo, com toda sinceridade, que as minhas postagens no Blog e as matérias assinadas no jornal O Estado, contribuíram para mostrar à população a verdadeira realidade do município de Icó, minha terra natal.

EA: O que você pretende mostrar às pessoas com o seu blog?

Voltaire: O Blog do Voltaire Xavier é opinativo, porém publicamos aqui informações sem preconceito. Estamos abertos a críticas, elogios e sugestões. E aqui sempre será um espaço democrático. Nunca recusamos a publicação de nenhum artigo de opinião. A partir dessa data, em que comemoramos três anos de existência deste Blog, pretendemos mostrar aos nossos leitores que, quando o trabalho é feito com amor, as dificuldades desaparecem. Esperamos que, a partir de janeiro de 2013, possamos mostrar mais notícias boas em relação ao município de Icó, onde a audiência de meu Blog é muito grande, principalmente no que se refere ao novo governo municipal, sem esquecer nos assuntos corriqueiros do nosso cotidiano. Bons ventos estão por vir. Quem sobreviver, verá! Novidades idem! No mais, agradeço mais uma vez a entrevista e nos colocamos ao inteiro dispor. Aproveito para desejar um Feliz Natal a todos os leitores do Blog Espaço Acadêmico, este espaço que é muito bem feito. Obrigado!



Em companhia do prefeito eleito de Icó, Jaime Júnior (DEM).

Blogueiro durante evento "Icó Cultural", promovido pelo
Movimento Juventude Anarquista e Icó - Política e Cidadania;


Nenhum comentário:

Postar um comentário